Acervo documental

Corvinos na Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial decorreu de 1914 a 1918 e a participação dos Estados Unidos da América ocorreu a partir de 1917. Na preparação para essa entrada na guerra todos os homens foram chamados a efetuar o seu cartão de registo ou ‘draft card’.
O primeiro momento deste ato obrigatório ocorreu no dia 05 de junho de 1917 e era destinado a todos os homens entre os 21 e os 30 anos. Entre esses homens encontravam-se vários nascidos na ilha do Corvo e que, entretanto, tinham emigrado para os Estados Unidos da América.
A quase totalidade destes homens corvinos residia no estado da Califórnia (apenas um deles residia no estado de Massachusetts) e laborava nalgum tipo de trabalho rural - apenas um foi identificado como marinheiro no Northwestern Pacific Railroad em São Francisco e outro como estivador no Southern Pacific Railroad. A maioria era solteiro e alguns tinham os pais a seu cargo. Todos sabiam assinar o seu nome e assim o fizeram nos respetivos registos.

Cartões de Registo

Fonte: Base de dados online https://www.familysearch.org/ - secção “United States World War I Draft Registration Cards, 1917- 1918”.

A ilha do Corvo na Imprensa
Embora no Corvo não haja registos da existência de um jornal local até aos anos 90 do século XX, várias são as referências à ilha do Corvo em diversos periódicos regionais, nacionais e até internacionais.
Através da pesquisa na base de dados da Rede de Conhecimento dos Açores, que disponibiliza online uma Biblioteca de Monografias e Periódicos, foi possível fazer uma recolha de notícias e reportagens publicadas entre 1857 e 1944, onde é mencionada a pequena comunidade corvina.

Periódicos