Acervo videográfico

Hoje aqui, amanhã no Corvo – Grande Reportagem RTP

Esta é um Grande Reportagem RTP, datada de 1983 e da autoria de Miguel Sousa Tavares que nos leva, em duas partes, do Corvo aos Estados Unidos da América, acompanhando as vivências dos corvinos que partiram e dos que ficaram. Numa altura em que a ilha se abria aos poucos para o mundo, com a recente inauguração do aeroporto e a evolução nas condições de vida que a Revolução de abril trouxe, ficamos a conhecer o quotidiano desta comunidade secular e partes da sua história, contadas na primeira pessoa. Rumando para oeste, acompanhamos algumas trajetórias daqueles que partiram, com o Corvo sempre no coração, uns com intenção de voltar, outros nem tanto.

É na Terra, não é na Lua

Um homem-câmara e um homem-som chegam em 2007 à Ilha do Corvo, a mais pequena do arquipélago dos Açores. Em pleno Oceano Atlântico, o Corvo é um rochedo alto de 6km de comprimento e 4km de largura, com uma cratera de vulcão e uma única vila minúscula de 440 pessoas. Gradualmente a equipa de rodagem é aceite como habitante, mais duas pessoas a juntar a uma civilização com quase 500 anos de vida mas com poucos registos e memória escrita. Com uma rodagem vertiginosa de vários anos, feita em autoprodução, entre idas, saídas e retornos, “É na Terra não é na Lua” escreve-se como um diário de bordo e constrói-se como um mosaico de descobertas, que acompanham a vida contemporânea de uma civilização isolada no meio do mar. Um longo filme-atlântico, dividido em 15 capítulos, que combinam registos antropológicos, literatura, arquivos, e historias mitológicas e autobiográficas.

Corvo a ilha da fraternidade

Volvidos 70 anos da publicação das Ilhas Desconhecidas de Raúl Brandão, que descrevia o Corvo como uma “democracia cristã de lavradores”, este documentário conduz-nos pelo percurso desta comunidade resiliente, através dos séculos de história. Apresenta-nos o quotidiano dos mais velhos e dos mais novos, que vivem ainda como uma grande família onde não há grande distinção entre os ricos e os pobres e onde a agricultura e a pecuária continuam a ter uma expressão significativa. Produzido por Helena Pereira, com texto e realização de Viriato Teles, integra a série “O Homem e a Cidade IV”, emitida no canal RTP2 em 1996, está disponível online no RTP Arquivos.

icone Sons da gente que nós somos

TASTE no Corvo – Taste Azores Sustainable Tourism Experiences

Os vídeos do projeto TASTE, são documentários de cariz antropológico de durações variáveis, incidindo sobre a temática da gastronomia típica e tradicional dos Açores.

Este projeto tem como objetivo, contribuir para a promoção do turismo no arquipélago, através da valorização da gastronomia e da produção vinícola, privilegiando a identidade regional, constituinte intangível do nosso património cultural. Como metodologia de trabalho de campo, partiu-se da gravação de testemunhos de vida, para memória futura, de pessoas ligadas ao produto ou atividade da temática retratada em cada vídeo.

TASTE é um projeto desenvolvido pelo CEEAplA (Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico) e pelo CHAM – Centro de Humanidades da Universidade dos Açores, com a colaboração da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores. Financiamento do PO Açores 2020 ACORES-01-0145-FEDER-000106.