Relheiras

As relheiras são antigos sulcos paralelos deixados no solo rochoso, formados pelo trânsito contínuo de carros puxados por bois, que, durante séculos, foram o principal meio de transporte de carga nas ilhas do arquipélago dos Açores. As rodas dos carros de bois, normalmente envoltas em aros de ferro, durante o uso secular dos trajetos imprimiram marcas mais ou menos fundas no basalto, consoante a carga que transportavam.

Essas marcas, que testemunham o desenvolvimento da economia primária nas ilhas e as relações entre as pessoas, encontram-se diretamente associadas aos mais antigos percursos rurais e agrícolas de cada povoado, geralmente em uso há vários séculos.

Em 2018 foram redescobertos no Corvo pequenos troços em caminhos a atalhos nas terras de cima que apresentam estas marcas; o desmatamento e manutenção dos caminhos irá revelar a seu tempo a extensão das relheiras na ilha, expondo mais uma camada da história desta comunidade. Os vestígios até agora sinalizados encontram-se ao Poço de Água, Ribeira da Lajinha, Ribeira da Lapa, Ribeira da Vaca e Ribeira do Cantinho.

Saber Mais

As Relheiras e a ilha do corvo - Download Aqui

0

Fotos